quarta-feira, 25 de março de 2009

Projeto Teórico (parte IV)

SIGNOS UTILIZADOS NA MAIORIA DE SUAS OBRAS

5.1 - Fios - Os fios simbolizam conexão e a maneira de como todos nós estamos interligados uns aos outros, independente de nossas características. O artista utiliza luzes, porque quer colocar pessoas anônimas da sociedade num pedestal, para manter sua memória.

5.2 Retratos desfocados - O “desfoque” serve para representar o esquecimento e saudade das pessoas. Boltanski diz que existe uma "área" na mente de todos, na qual existem coisas e pessoas esquecidas, e é exatamente nessa "área" que ele quer trabalhar. Como marca registrada, ele procura refletir sobre a condição mortal do homem a partir da arte. A sua obra mostra o rosto obssessivamente. Boltanski acredita que o espírito é revelado através da face. Seu trabalho é todo sobre pessoas, atuando como um memorial para cada um dos diferentes rostos expostos.

5.3 Religião e morte - Apesar de não ser religioso, ele utiliza a religião como um veículo para se expressar. Boltasnki acredita que se sua obra pode ser considerada cristã, é porque acredita que todos são diferentes - uma observação igualmente judia. Embora todos pareçam iguais, todos são únicos. Ele crê que mortes devem ser contadas unitariamente. O cristianismo lhe parece colocar ênfase no indivíduo de um jeito muito especial.

Boltanski diz que falar da morte como um dos grandes temas da vida é confrontrar sua própria morte. Estando morto não há como morrer.  O artista olha a morte com voyerismo, e afirma que todos fazem isso. O expectador se torna um voyer, e ao mesmo tempo fica envergonhado com sua atitude; há uma fascinação, um tipo específico de prazer nisso. De um certo jeito quando olhamos uma imagem violenta ou mórbida nos tornamos os criminosos.

5.4 - Velas - A funcionalidade da vela em sua obra lembra a atmosfera de uma Igreja católica, mas é igualmente invocativa para a memória do menorah e as luzes cintilantes do Hanukkah.

5-5 - Latinhas de Biscoito - Boltanski sempre tenta se utilizar de formas que as pessoas possam reconhecer, ele utiliza as latinhas pois são objetos minimalistas, mas também porque sabe que as pessoas de sua geração podem reconhece-las. Todos guardavam seus pequenos tesouros em latinhas de biscoito. Também remete para algumas pessoas, as urnas de metal, aonde cinzas são guardadas. Sua intenção é que sua arte seja mais sobre redescobrimento do que descobrimento.

Por Renata L T Deformes

Nenhum comentário:

Postar um comentário