quarta-feira, 25 de março de 2009

Projeto Teórico (parte II)

O ARTISTA: CHRISTIAN BOLTANSKI

Christian Boltanski nasceu em 1944, na Paris ocupada pelos nazistas, e iniciou sua carreira como pintor num momento em que a arte se abria para um vasto universo de experimentações. Ao final dos anos 60, abandonou o trabalho com a pintura para se dedicar a obras mais complexas que incluem vídeo, fotografia, livros, cartas e instalações.

Ao misturar ficção com a arte de documentar fatos, o artista cria um “valor associativo” para suas obras. Em suas instalações ele realiza um grande painel de retratos e justapõe imagens e objetos do cotidiano (principalmente roupas) que pertenceram a alguém. A intenção é colecionar seres e objetos do mundo dando novos significados e conferindo-os uma nova identidade.

“(Díriamos que a fotografia sempre traz consigo seu referente, ambos atingidos pela mesma imobilidade amorosa ou fúnebre, no âmago do mundo em movimento: estão colados um ao outro, membro por membro, como condenado acorrentado a um cadáver em certos suplícios (...)". (BARTHES, Roland, 1984 – pag. 15).

Boltanski quer transmitir a mensagem de que todos nós um dia iremos cair na vala do esquecimento, da saudade, e morrer... E que na mente de todos também há pessoas na qual esquecemos com o tempo ou que lembramos, mas com uma visão distorcida, como um sonho, ou como a sensação de saudade.

Por Nicole Nadine

Nenhum comentário:

Postar um comentário