quarta-feira, 15 de abril de 2009

Colocando a mão na massa...

Conforme orientações, o objetivo desse projeto é desenvolver uma animação bidimensional sonorizada para web com 1 minuto, e uma para dispositivos móveis (celular) com 30 segundos de duração, a partir de um trabalho teórico sobre a construção da imagem fotográfica do fotógrafo escolhido.

Após as etapas do Pré-Projeto: levantamento das referências bibliográficas, levantamento iconográfico, problematizações, recorte (ou delimitação), e com base no tema geral, que é fotografia, escolhemos o artista Christian Boltanski. Boltanski é um artista francês, que utiliza da fotografia para criar suas instalações. Vale ressaltar que desde o ínicio do projeto, nosso foco foi trabalhar a questão da memória. Iniciamos com a escolha do nome do projeto, queríamos utilizar alguma palavra ou termo em francês que simbolizasse sua obra. O resultado que chegamos é o nome adotado para todo o projeto, "déjàvu".

A partir daí iniciamos a criação da proposta do PDP (Proposta de Desenvolvimento Projetual), que deve conter o conceito de criação, o levantamento iconográfico, paleta de cores, storyboard, processos e linguagens tecnológicas utilizadas. Todas esses ítens devem conter referências e ser devidamente justificados.

Após serem definidos todos os ítens, iniciamos a criação da peça gráfica. Baseado no conceito extraído da pesquisa teórica, nossa peça também tem o objetivo de contar uma história (reinventada). A figura da personagem, em preto, representa um ser anônimo. A idéia da peça se parecer uma longa tira, foi definido por analogicamente remeter à linha da vida. Para “ler” a história, a personagem pode ser manuseada e percorrer todas as etapas do projeto. A transição de uma tela para outra foi baseado na questão de como os fragmentos de memória surgem em nossa mente, em flashes.

Foi muito trabalhoso fazer, principalmente montar. Mas é muito bacana ver o resultado. Seguem algumas telas do processo, e em breve postaremos a peça pronta!

Em processo..


E mais algumas telas, finalizadas. É possível notar a presença da personagem, que transita pela tela.



Por Renata L T Deformes

Nenhum comentário:

Postar um comentário